A AEICBAS é formado por 3 Órgãos:
- Assembleia Geral
- Direcção
- Conselho Fiscal
ASSEMBLEIA GERAL
- A assembleia geral está responsável por deliberar sobre todos os assuntos respeitantes à Associação, aprovar o plano de actividades e orçamento, podendo introduzir as alterações que achar convenientes e aprovar o relatório de actividades e contas da direcção.
- As reuniões da AG são dirigidas por uma mesa da AG (MAG) que é constituída por cinco elementos, sendo um deles o presidente.
- Compete à MAG convocar e dirigir as reuniões da AG; redigir, aprovar e divulgar as actas das reuniões da AG; providenciar a implementação das deliberações da AG; presidir à comissão eleitoral; assumir as funções de gestão corrente da AEICBAS em caso de demissão da DAE, até à realização de novas eleições; Convocar, referendos quando tal lhe for requerido por entidades competentes
- No processo eleitoral deste ano existem 2 Listas concorrentes, a Lista A e a Lista E.
Conselho Fiscal
- O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador das actividades financeiras da AEICBAS.
- O CF é composto por cinco membros, sendo um deles o presidente.
-Compete ao CF:
a) Fiscalizar as actividades financeiras da AEICBAS, tendo para tal acesso a todos os documentos necessários;
b) Receber, verificar e emitir parecer sobre o relatório de contas da DAE;
c) Dar pareceres e sugestões à DAE sobre a matéria da sua competência.
- No processo eleitoral deste ano existe uma única listas concorrente, a Lista E.
DAEICBAS
-A direcção da AEICBAS é o órgão executivo da AEICBAS, com poderes deliberativos em todas as matérias que não sejam de competência de outros órgãos.
- A direcção é constituída por um número ímpar de elementos, sendo o seu número mínimo de cinco elementos, podendo comportar a estrutura hierárquica que entenda, desde que tal seja explícito no acto da candidatura.
- Compete à direcção:
a) Administrar o património da Associação, executar as deliberações tomadas pela assembleia geral e cumprir o programa com que se apresentou às eleições
b) Assegurar a representação permanente da Associação;
c) Apresentar à assembleia geral e ao conselho fiscal o plano de actividades, o orçamento, o relatório de actividades e o relatório de contas.
d) Assegurar e impulsionar a actividade tendente à prossecução dos objectivos da Associação, e exercer as demais competências previstas na lei ou decorrentes da aplicação dos presentes estatutos.
- Frequentemente confudida com a AEICBAS em si. Relembra-se que a AEICBAS é toda a comunidade estudantil do ICBAS e a DAEICBAS é a Direcção.
- No processo eleitoral deste ano existem 2 Listas concorrentes, a Lista E e a Lista M.
ELEIÇÕES
- A mesa da assembleia geral, o conselho fiscal e a direcção são eleitos por sufrágio directo, secreto e universal.
- A eleição do CF e da MAG é feita por lista específica para cada órgão, sendo o resultado apurado pelo método de Hondt, e o presidente de cada órgão o 1º elemento da lista mais votada.
- As eleições decorrem no dia 18 de Junho, abrindo as mesas de voto às 9 horas e encerrando às 19 horas.
- Haverá a realização de um debate no dia 15 de Junho, por volta das 18 horas, entre as listas que concorrem para a DAEICBAS, isto é, um debate entre a Lista E e a Lista M. O local será algum auditório do ICBAS que ainda não ficou definido.
- A campanha está a decorrer por todo o ICBAS, apelando-se a uma participação de todos os estudantes do ICBAS, e a procura de conhecer todas as propostas dos intervenientes nesta eleição.
- Pede-se a todos os estudantes do ICBAS que votem no dia 18 de Junho, uma vez que é algo que nos influencia a todos.
- Para mais informações consultem os estatutos da AEICBAS:
http://www.esnips.com/doc/6118337f-a5ff-41b8-9a4b-f1623eab261c/Estatutos-da-AEICBAS
Saudações Académicas,
Comissão de Medicina, Departamento Administrativo
Sem comentários:
Enviar um comentário